Escrevi o livro Flor do Quilombo depois de regressar de um verão passado
em dez anos numa comunidade quilombola que reside em um sitio no Brasil
centro oeste. Inspira-se na saga histórica de um povo livre da
escravidão rumo a verdadeira libertação.
Quando agora leio esse livro
não deixo de me emocionar , sinto -me de novo no meio daquele povo
cheio de alegria dançando o engenho novo, ou fazendo a farinha num
tacho, manualmente. Viviam e muitos ainda vivem na comunidade desde
sempre, mas os que figuram neste livro viajaram na minha imaginação e
foram se tornando cada vez mais reais para mim , porque muitos foram
inventados e misturados com que eram ou foram reais, no calor daquele
verão duradouro. ( por quê nessa região quase não faz frio )
O livro contém muitos personagens que eu conheci e um enredo extremamente elaborado. Muitos já morreram.
E quando escrevo isso, penso que a situação central é muito perplexo e possui possibilidades trágicas.
E Luanda, o Professor e o Tio Joaquim são três personagens que parecem-me por demais vivos.
Se
não fosse pelo fato que os dois já morreram também na vida real. A
menina que eu me inspirei para escrever a personalidade da protagonista
Luanda , do enredo ainda vive. Hoje ela tem 12 anos. Na história ela
começou com sete anos e a escritora foi envelhecendo a personagem no
calhar dos acontecimentos. Fato curioso é que hoje ela é basicamente
idêntica a personagem inspirada.
O meu amigo me fala que interliguei
ficção com realidade e gostou tanto do livro e gostaria que eu adaptasse
as cenas para um documentário. Que um dia ainda hei de fazer…
Pessoalmente
eu já teria feito isso se não tivesse me aventurado pela Europa e me
apaixonado pelo país Portugal e pela sua diversidade cultural . Também
se não tivesse escolhido esse país para morar ,definitivamente, até que
eu resolva de novo não me limitar a espaços geográficos…
Porém, tenho muitos escrevidos das minhas viagens pelo estrangeiro e, se vou publicar um dia, ainda não me decidi.
Escrever é importante demais para mim. Não vou transformar isso no meu ganha pão.
Particularmente
acho que a literatura são livros de evasão. ( E porque não ?. ) O
leitor pode fugir para um mundo gelado, ou para um mundo onde a luz do
sol quente sobre as águas é tão…adorável. Assim como para um mundo real
onde os finais felizes nem sempre existem, sem tirar o rabo do sofá…….

Qual sera o proximo livro? Gostei de ler Flor do Quilombo. So nao entendi porque voce fala que foi inspirado em sua filha. O livro no meu ponto de vista, conta a sua propria historia de vida. Mostra um poco de solidao e tristeza que aquela garota sentia por nao ser ouvida, e foi entao que esse professor entra em sua vida, se importa em ouvi-la e ensina a garota ouvir a sua propria voz, para entender o que ela queria e assim lutar por seus proprios sonhos, sem ter medo do preconceito dos outros. Compreendo a parte que fala de uma comunidade que mesmo sendo livre, alguns ainda nao entendem isso, mas que tambem se mantem fiel aos seus costumes por nao terem vergonha da cultura do seu país de origem. A garota se libertou e aprendeu muito com esse professor tao especial. Posso nao ter compreendido o que realmente a escritora tenta passar atraves do mesmo, esse é o meu ponto de vista. Muito sucesso com os seus livros.
ResponderEliminar