terça-feira, 13 de março de 2012

Engenho novo da comunidade onde eu moro no Brasil...

Escrevi o livro Flor do Quilombo depois de regressar de um verão passado em dez anos numa comunidade quilombola que reside em um sitio no Brasil centro oeste. Inspira-se na saga histórica de um povo livre da escravidão rumo a verdadeira libertação.
Quando agora leio esse livro não deixo de me emocionar , sinto -me de novo no meio daquele povo cheio de alegria dançando o engenho novo, ou fazendo a farinha num tacho, manualmente. Viviam e muitos ainda vivem na comunidade desde sempre, mas os que figuram neste livro viajaram na minha imaginação e foram se tornando cada vez mais reais para mim , porque muitos foram inventados e misturados com que eram ou foram reais, no calor daquele verão duradouro. ( por quê nessa região quase não faz frio )
O livro contém muitos personagens que eu conheci e um enredo extremamente elaborado. Muitos já morreram.
E quando escrevo isso, penso que a situação central é muito perplexo e possui possibilidades trágicas.
E Luanda, o Professor e o Tio Joaquim são três personagens que parecem-me por demais vivos.
Se não fosse pelo fato que os dois já morreram também na vida real. A menina que eu me inspirei para escrever a personalidade da protagonista Luanda , do enredo ainda vive. Hoje ela tem 12 anos. Na história ela começou com sete anos e a escritora foi envelhecendo a personagem no calhar dos acontecimentos. Fato curioso é que hoje ela é basicamente idêntica a personagem inspirada.
O meu amigo me fala que interliguei ficção com realidade e gostou tanto do livro e gostaria que eu adaptasse as cenas para um documentário. Que um dia ainda hei de fazer…
Pessoalmente eu já teria feito isso se não tivesse me aventurado pela Europa e me apaixonado pelo país Portugal e pela sua diversidade cultural . Também se não tivesse escolhido esse país para morar ,definitivamente, até que eu resolva de novo não me limitar a espaços geográficos…
Porém, tenho muitos escrevidos das minhas viagens pelo estrangeiro e, se vou publicar um dia, ainda não me decidi.
Escrever é importante demais para mim. Não vou transformar isso no meu ganha pão.
Particularmente acho que a literatura são livros de evasão. ( E porque não ?. ) O leitor pode fugir para um mundo gelado, ou para um mundo onde a luz do sol quente sobre as águas é tão…adorável. Assim como para um mundo real onde os finais felizes nem sempre existem, sem tirar o rabo do sofá…….

1 comentário:

  1. Qual sera o proximo livro? Gostei de ler Flor do Quilombo. So nao entendi porque voce fala que foi inspirado em sua filha. O livro no meu ponto de vista, conta a sua propria historia de vida. Mostra um poco de solidao e tristeza que aquela garota sentia por nao ser ouvida, e foi entao que esse professor entra em sua vida, se importa em ouvi-la e ensina a garota ouvir a sua propria voz, para entender o que ela queria e assim lutar por seus proprios sonhos, sem ter medo do preconceito dos outros. Compreendo a parte que fala de uma comunidade que mesmo sendo livre, alguns ainda nao entendem isso, mas que tambem se mantem fiel aos seus costumes por nao terem vergonha da cultura do seu país de origem. A garota se libertou e aprendeu muito com esse professor tao especial. Posso nao ter compreendido o que realmente a escritora tenta passar atraves do mesmo, esse é o meu ponto de vista. Muito sucesso com os seus livros.

    ResponderEliminar