Leu o livro que escrevi sob este título? Nele narrei a epopeia do meu povo quilombola no Centro Oeste Brasileiro. Este blog é a continuação natural,a narração do meu dia-a-dia além-mar ganhando a Europa em sentido inverso ao dos navegadores quinhentistas e dando uma visão brasileira do que por cá vou encontrando, vivendo, experienciando.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Flor do Quilombo
O livro que o leitor tem em mãos inspira-se na saga histórica dos
quilombolas de Furnas do Dionísio. O título "Flor do Quilombo" sugere a
sensibilidade arguta de uma escritora que está acima das dívidas morais,
ou de rancores raciais, sem deixar de ser crítica e, em momentos mais
contundentes, acrelírica. O centenário dessa comunidade não poderia ser
comemorado de maneira mais honrosa, pois temos aqui a primeira
publicação de sua história, que também é a história do negro
sul-mato-grossense e, por extensão, do negro brasileiro. Estas "lendas e
narrativas" distingue-se tanto pelos temas tratados quanto pela mão que
as escreve, a mão de uma negra que registra as tradições orais de
furnas do Dionísio, misturando mito e realidade, desocultando-as para o
povo brasileiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Essa é a capa do livro que escrevi. Nele relatei a história do meu povo. As ilustrações foram produzidas pelas crianças da Escola Zumbie dos Palmares em Furnas do Dionísio, Mato Grosso do Sul. Foi uma experiência que deixou em mim o "bichinho" da escrita... a intensidade das crises ora decresce ora recrudesce, mas sempre presente. Aqui tento acalmar as ânsias que ligam o cérebro à pena.
ResponderEliminar