quarta-feira, 14 de março de 2012

Flor do Quilombo

O livro que o leitor tem em mãos inspira-se na saga histórica dos quilombolas de Furnas do Dionísio. O título "Flor do Quilombo" sugere a sensibilidade arguta de uma escritora que está acima das dívidas morais, ou de rancores raciais, sem deixar de ser crítica e, em momentos mais contundentes, acrelírica. O centenário dessa comunidade não poderia ser comemorado de maneira mais honrosa, pois temos aqui a primeira publicação de sua história, que também é a história do negro sul-mato-grossense e, por extensão, do negro brasileiro. Estas "lendas e narrativas" distingue-se tanto pelos temas tratados quanto pela mão que as escreve, a mão de uma negra que registra as tradições orais de furnas do Dionísio, misturando mito e realidade, desocultando-as para o povo brasileiro.

1 comentário:

  1. Essa é a capa do livro que escrevi. Nele relatei a história do meu povo. As ilustrações foram produzidas pelas crianças da Escola Zumbie dos Palmares em Furnas do Dionísio, Mato Grosso do Sul. Foi uma experiência que deixou em mim o "bichinho" da escrita... a intensidade das crises ora decresce ora recrudesce, mas sempre presente. Aqui tento acalmar as ânsias que ligam o cérebro à pena.

    ResponderEliminar